metamorfose_wide

METAMORFOSE, transição, transformação, são os pontos de partida para a construção de performances e oficinas resultantes do cruzamento didático e criativo entre as áreas científica e artística. Criadores das áreas da dança, música e ilustração, em parceria com o Serviço Educativo dos Borboletários e jardins que irão hospedar o projeto, serão convidados a habitar o território das borboletas, partilhando conhecimentos, experiências e pontos de vista.

A proximidade e observação desta comunidade e do seu ciclo de vida será a ferramenta de reflexão para realização de pequenas obras e visitas guiadas sobre o tema da metamorfose. A partir desta temática comum, cada criador deverá conceber o seu “objeto artístico” e desenvolver uma oficina correspondente, destinada ao público infanto-juvenil.

Com este projeto pretende-se abordar de forma metafórica questões atuais e prementes como o tema da relação do homem com a natureza e a co-habitação sustentada.

“Metamorfose” é um projeto transdisciplinar, entre dança, música e ilustração, destinado ao público infanto-juvenil, preocupado em articular aspectos lúdicos, artísticos e científicos num espaço de relação imediata com a natureza.

Os participantes serão convidados a uma visita ao Borboletário: além de poderem observar as borboletas e plantas, as crianças irão assistir a uma performance e participar numa oficina artística, onde terão a possibilidade de pôr em prática, de forma experimental e lúdica, as temáticas abordadas durante este percurso.

Através deste projeto, as crianças terão a oportunidade de estar próximas da natureza e de aprender mais sobre os insetos. Além disso, o contacto com a natureza visa fomentar a consciência e o respeito por ela. As crianças irão assistir ainda a um espetáculo numa paisagem tão especial como o Borboletário, e, na oficina artística, poderão expor dúvidas, fazer perguntas, experimentar propostas criativas à imagem do que viram e sentiram.


METAMORFOSE – Oficinas de Dança para Crianças

O Teatro Maria Matos foi o primeiro palco em que se realizou este ciclo de oficinas de dança, durante a temporada 2013. O projeto teve bastante êxito, tanto com o público escolar, como com as famílias. Estas oficinas são resultado de uma primeira abordagem e investigação sobre o ciclo de vida das borboletas. As oficinas dividem-se em:

METAMORFOSE 1 – Oficina de dança para pré-escolar (3 aos 5 anos)

Vamos contar a história da borboleta através do corpo. Imaginamo-nos como ovos, lagartas, casulos, borboletas e flores. Descobrimos como o corpo pode movimentar-se com qualidades diferentes, opostas. Com a ajuda de algum material colorido (tecido) será mais fácil e divertido cumprir esta tarefa. As crianças poderão, assim, entender como o corpo pode recontar uma história.

METAMORFOSE 2 – Oficina de dança para o 1º ciclo (6 aos 8 anos)

O ciclo da borboleta é o pretexto para as crianças perceberem o que se pode fazer com a dança: como é possível transformar o corpo, o movimento e também o espaço na maneira como o ocupamos. Com estas ferramentas as crianças serão convidadas a compor uma pequena coreografia em grupo.