MICROPAISAGEM / trabalho de campo

Workshop de formação artística dedicado ao desenvolvimento das relações entre o som e o desenho partindo de dois exercícios práticos na paisagem com vista ao desenvolvimento dos horizontes de escuta e observação dos participantes.
O trabalho deste workshop é realizado segundo um conjunto de saídas de campo diurnas e nocturnas de curta duração, por caminhos, estradas e trilhos — e que têm o seu início e epicentro nas instalações da Osso Colectivo na aldeia de São Gregório.

dia I – direcção N / direcção Ne / dia II – direcção E direcção Se / 
dia III – direcção S / direcção So / dia IV – direcção O / direcção No

1. saídas de campo / captações sonoras
As saídas de campo, realizadas a pé, segundo direcções determinadas, vão sendo pontuadas por vários momentos de paragem para cada captação sonora. Estas gravações com abrangência total de 360º — ambisónica, são determinadas pelos participantes e de acordo com a diversidade sonora dos lugares.
A cada uma destas captações será correspondido um ponto geográfico e registado um desenho/mapa, ainda em forma de esboço, da micropaisagem circundante. Posteriormente este desenho será completado no atelier.

2. Desenhos / mapas
Em primeiro lugar é preciso fazer o rascunho in situ obrigando deste modo os desenhos a terem um ponto de partida real e topográfico. Mas este processo é livre e imaginativo, dando oportunidade aos participantes para fazerem e interferirem no seu próprio reconhecimento do lugar. Identificar ou anular elementos, criar topónimos, levantar quadrículas, delinear morfologias, etc. Numa segunda fase, os desenhos são completados, ampliados e coloridos no atelier e finalmente preparados para serem digitalizados.

3. Recolha
Com este trabalho de recolha os participantes têm em mãos uma colecção de sons e imagens que desenham e organizam o espaço físico que é o conjunto destas micropaisagens. Torna-se visível as capacidades expressivas deste território e das coisas aí encontradas; paisagem, elementos naturais e edificados, actividades rurais, urbanas, etc.

4. Território
Terão lugar, à noite, duas aulas temáticas acompanhadas por um diaporama, sobre a natureza das imagens, complementando assim o trabalho de campo. Estas aulas serão o ponto de encontro e diálogo entre os participantes.

imagem_oficina2

5. Território
Mapa e diagrama das direcções e trajectos das saídas de campo com o epicentro na aldeia de São Gregório da Fanadia, Caldas da Raínha.

6. equipamento
.Microfone de campo Zoom H3-VR Ambisonic + Windscreen (ou equivalente)
.Tripé portátil + cabeça ball head
.Auscultadores
.Cartão de memória
.Laptop na Osso para escuta e organização
.Dois monitores de estúdio

.pranchetas portáteis para A3
.Papel de desenho satinado A3, 150g ou gramagem superior
.material de desenho; lápis, grafites, de cor, aguarelas, etc.
.papel milimétrico e papel vegetal (bloco)
.régua e esquadro

Orientador: Pedro Tropa


Mínimo 6 participantes.

Local: São Gregório, Caldas da Rainha
Data: Data a definir
Preço: 250€. Alojamento e alimentação estão incluídos.
Observação: Levar Mochila, roupa e calçado confortável para andar.
Inscrição: Enviar email para ossocultural@gmail.com, de seguida serão enviados os dados para pagamento. A inscrição encontrar-se-á concluída aquando da recepção do comprovativo de pagamento.