O projecto EIRA foi pensado como uma plataforma Rádio para residências artísticas. Esta plataforma distribui-se pelo FM (101.0 MHz na Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha) e pela NET (osso.radio.pt); tendo como propósito o acolhimento a residências de criação, formação e programação que tenham por base o contexto Radiofónico e as suas mutações contemporâneas. A sua vocação é eminentemente laboratorial e de envolvimento comunitário, dando continuidade aos processos de pensamento e crítica sobre Território que o colectivo OSSO tem desenvolvido. 

Este projecto será distribuído por três períodos até ao final do ano de 2020, tendo lugar o primeiro já entre 27 de Junho e 12 de Julho. Os outros dois períodos a acontecer durante os meses de Outubro e Dezembro de 2020.

parágrafo sobre o funcionamento desta plataforma e do player:

programação OSSO no fm e os Estúdios Abertos.(…)

Na base do player encontrará acesso ao streaming de radio individual por residente. Se este estiver activo (A) pode fazer play para ouvir a emissão do Estúdio do Residente.

EIRA #1: 27 JUNHO A 12 JULHO

A programação da Eira #1 será centrada num projecto de Rádio temporário que estará disponível para ser escutada na aldeia, e arredores, neste período. Esta programação incluirá música ao vivo, conversas com e sobre membros da aldeia e da região, oficinas e projectos radiofónicos de artistas que haviam sido convidados para Residências de Criação e Formação na OSSO. Catarina Botelho, Francisca Aires Mateus, Grémio Caldense, Lobo Mau, Madalena Matoso, Osso Colectivo e Pedro Tropa serão os primeiro; artistas em residência na Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha.


Parceiros / Apoios:
Junta de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
Centro Social da Junta de Freguesia de São Gregório
São Gregório Ginásio Clube
Escola Básica de São Gregório
Rádio Zero