A OSSO é um colectivo que inclui artistas e investigadores de diferentes áreas (música e artes sonoras, artes plásticas, fotografia, dança, performance, design, arquitectura e cinema). Desde 2012, tem vindo a desenvolver a sua actividade em torno do apoio à criação, investigação, programação e formação, predominantemente transdisciplinar, em colaboração com outros artistas e colectivos, suportada por parcerias públicas e privadas. Os seus projectos, de cariz acentuadamente experimental, procuram explorar práticas artísticas em articulação com um pensamento crítico, estético e político que contemple a especificidade dos contextos e territórios nos quais se inserem.
A OSSO está neste momento a desenvolver um programa de Residências Artísticas na aldeia de São Gregório, concelho de Caldas da Rainha. Este programa compreende para além do acolhimento a artistas, investigadores ou formadores, um conjunto de actividades associadas, nas áreas da criação, investigação, programação e/ou formação artística, em articulação com parceiros locais, nacionais e internacionais. Este projecto pretende ser um ponto de encontro entre artistas, investigadores e público, dialogando activamente com a comunidade, através de oficinas, projecção de filmes, concertos, performances, exposições, leituras e toda e qualquer forma de diálogo reflexivo que implique, para além de uma comunidade criadora, uma comunidade crítica.
DIRECÇÃO ARTÍSTICA E GESTÃO DE PROJECTO
RICARDO JACINTO // NUNO TORRES
DIRECÇÃO DE INVESTIGAÇÃO
DIOGO ALVIM // MATILDE MEIRELES
DIRECÇÃO TÉCNICA
NUNO MORÃO
PRODUÇÃO
FRANCISCA BRANCO
COMUNICAÇÃO
RITA THOMAZ
DOCUMENTAÇÃO
SARA MORAIS
EQUIPA TÉCNICA
RICARDO TOCHA (oficina)
VASCO PITA (informática)
ARTISTAS & INVESTIGADORES ASSOCIADOS
DIOGO ALVIM // GONÇALO ALMEIDA // MATILDE MEIRELES // NUNO MORÃO // NUNO TORRES // PEDRO TROPA // RICARDO JACINTO // RITA THOMAZ // SARA MORAIS // SUSE RIBEIRO