MEDUSA unit
MEDUSA unit (umbra, penumbra e antumbra)
concerto-instalação para instrumentos acústicos, electrónica e objectos ressonantes.

Oficinas do Convento || Montemor-o-Novo
13 de Novembro || 19h
Sala do Francês

No âmbito do projecto INVASOR ABSTRACTO #2, o OSSO colectivo apresenta um evento de encerramento a cargo do ensemble MEDUSA unit. Este terá um formato híbrido entre o concerto e a instalação na medida em que o ensemble irá tocar ao vivo a partir dos estúdios da OSSO (São Gregório, Caldas da Rainha) activando remotamente uma instalação sonora de objectos ressonantes especificamente elaborada para a Sala do Francês no Convento de São Francisco, sede das Oficinas do Convento.

Este evento poderá ser acompanhado nas Oficinas do Convento e na web a partir de um audio live-stream acessível em OSSO.pt.

MEDUSA unit
Álvaro Rosso: contrabaixo
Angélica Salvi: harpa, electrónica
João Almeida: trompete de Bolso
Nuno Morão: percussão, teclados, electrónica
Ricardo Jacinto: violoncelo, electrónica e composição
Violeta Azevedo: flauta e electrónica
Yaw Tembe: trompete, electrónica

Direção artística: Ricardo Jacinto
Equipa Técnica: Suse Ribeiro (som OSSO), João Bastos (som Oficinas do Convento), Vasco Pita e Nuno Torres (redes)


MEDUSA é um solo de Ricardo Jacinto pensado para violoncelo, eletrónica e objetos ressonantes. Utiliza um sistema de amplificação com microfones distribuídos por diferentes pontos do violoncelo e um sistema de difusão com vários altifalantes de contacto acoplados a objetos ressonantes. Este dispositivo permite explorar a fragmentação e dispersão sónica dos gestos no corpo do instrumento, articulando a auscultação microscópica assim produzida com a paisagem sonora e a acústica do espaço circundante.

Apresentamos agora uma nova versão no formato ensemble — MEDUSA Unit — que expande as ideias iniciais do projeto. Entre o concerto e a instalação, esta nova formação traz um grupo de músicos chamados a interpretar peças que se dedicam a desenvolver estratégias de interação com o espaço de apresentação.

MATRIZ
No final do concerto, às 20h, Nuno Torres e Tiago Fróis estarão à conversa em torno do projecto de música em rede MATRIZ, que acabou de lançar uma edição fonográfica numa parceria entre a OSSO, as OFICINAS DO CONVENTO, a SONOSCOPIA e a STRESS.FM em directo em OSSO.pt.

mais informação: https://sonoscopia.bandcamp.com/album/matriz