A nona edição da EIRA decorre de 11 a 15 de Abril de 2023 e conta com a participação do músico e artista visual JOÃO PIMENTA GOMES, que esteve em residência na OSSO com o colectivo MATÉRIA SIMPLES e apresentará um programa de rádio. A editora CRÓNICA ELECTRÓNICA, como estrutura de arquivo convidada para esta EIRA, apresentará um programa de rádio sobre o seu arquivo de edições e pesquisas sonoras. Miguel Carvalhais (um dos fundadores) estará em residência na OSSO nesta semana de Abril.
Vamos também conversar com José Antunes, director do Centro de Artes da Caldas da Rainha.
Teremos também, nesta edição, dois momentos de música ao vivo com o colectivo Matéria Simples e Tabula Sonorum, que darão dois concertos, no contexto do DIA ABERTO, a 15 de Abril.
EMISSÃO FINAL | 15 Abr
18h00 | arquivo OSSO bloco 4
19h00 | Emissão ao vivo do concerto Tâmaras, de Matéria Simples
20h00 | arquivo Crónica Electrónica
21h00 | Emissão ao vivo do concerto de Tabula Sonorum
22h00 | Conversa com Matéria Simples
João Pimenta Gomes
João Pimenta Gomes (Lisboa, 1989) é um artista visual e músico quevive e trabalha em Lisboa. Na sua prática artística, aborda referênciasmaioritariamente ligadas à música e explora as relações entre o
espaço e o corpo a partir da manipulação de sintetizadores modulares,imagens, vídeos e objetos,
proporcionando encontros entre o analógico e o digital, o sensorial e o conceptual. O seu trabalho enquadra-se também no campo da performance, e é nesse espaço que o artista amplia estas relações e encontros, expandindo-os também ao espectador, que ao ter contacto com as suas peças, observa o processo de criação da própria ideia musical, fazendo do corpo – da sua aproximação, afastamento, mutação ou modelação – um elemento fundamental da sua existência. Das suas exposições, destacam-se a colectiva Esfíngico Frontal (Curadoria de Germano Dushá), Galeria Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil, 2023; Poly-Free, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, 2022; Clouds, Kunstraum Botschaft, Berlim, 2021; Trabalho de Inverno, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, 2021, enquanto membro do grupo Matéria Simples com o qual também realizou A Ilha de Calipso, Appleton Garagem, Lisboa, 2020; e Micro Ressonâncias (Appleton Box, Lisboa, 2020). Das suas performances mais recentes, destacam-se Glissando II, Galeria Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil, 2023, Poly Free – Reamping, MAAT, Lisboa 2022; Alto Mar / Metavox, Palácio Nacional de Belém, Lisboa, 2022; Doppelganger III, Sound & Future, Plataforma Revólver, Lisboa, 2022; Doppelganger VII, Lux Frágil, Lisboa, 2022.
A Crónica é uma editora dedicada à música experimental, computacional e arte sonora fundada em 2003 no Porto. A Crónica é uma plataforma que agrega trabalhos de criadores de várias nacionalidades e com práticas muito diversas. O seu catálogo conta com quase duas centenas de edições em formatos muito diversos, desde CDs e cassetes a livros, edições de arte, ou formatos puramente digitais, mas ao longo dos anos também organizou múltiplos eventos, vários programas radiofónicos e ainda um podcast que esteve ativo durante mais de dez anos. Todas estas atividades são parte de uma prática curatorial e editorial experimental que é dirigida por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, que desde 2000 colaboram no projeto @c, onde desenvolvem performances, composição e instalações sonoras. Pedro Tudela é artista visual e sonoro, e professor auxiliar no departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Miguel Carvalhais é designer, músico e professor associado no departamento de Design da FBAUP. A Crónica é também uma extensão desta colaboração artística que muito frequentemente intersecta.
Música ao vivo na OSSO. Estes dois concertos serão transmitidos em FM 89.6 MHz (São Gregório e arredores) e streaming neste player.
Tâmaras por MATÉRIA SIMPLES | 19h00
Tâmaras é o nome da peça performativa do grupo de artistas MATÉRIA SIMPLES, em residência entre Março e Abril, cujo centro são sete variações do instrumento arcaico, Sistro.
A peça performativa que foi o trabalho central deste período de residência na OSSO recupera a sonoridade destes instrumentos antigos, articulando-os em breves ciclos polirrítmicos no limiar da música e da experiência acústica. Ciclos estes que se vão sobrepondo e cintilando sobre um outro espaço sonoro com outra densidade e outra qualidade (sons pré-gravados, violino, mellotron, sintetizador, etc). São assim dois movimentos sonoros que confluem.
MATÉRIA SIMPLES:
Catarina Silva: construção dos sistros.
David Maranha: violino, sistro, gravações.
João Pimenta Gomes: Mellotron, sistro.
Pedro Tropa: sistro, sintetisador e gravações
Teresa Santos: sistro, gravações e projecção fotográfica.
Tabula Sonorum | 21h00
Tabula Sonorum Duo
Bart van Dongen – piano
Gonçalo Almeida– contrabaixo
O contrabaixista português Gonçalo Almeida, residente nos Países Baixos, encontra-se com
o pianista Holandês Bart van Dongen para criar o duo Tabula Sonorum.
Neste projecto em que a música improvisada tem uma forte influência minimalista, o piano e
o contrabaixo são explorados numa ampla gama de preparações, desafiando-se o uso
convencional dos instrumentos e produzindo uma sequência musical muito própria, de
carácter quase hipnótico.
Nos intervalos das conversas e concertos será emitido o Arquivo Sonoro da OSSO. A OSSA conta com doações sonoras de membros do colectivo e de residentes da EIRA, apresentando-se como a pegada imaterial de nossas afinidades sónicas.